segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

A História do Golf: 40 Anos do Ícone



O Volkswagen Golf esta presente na vida do brasileiro desde 1994, mas 20 anos antes ele ja fazia história no mundo.

GOLF MK1

Lançado em 1974, o Volkswagen Golf foi o substituto do Fusca como carro chefe da VW.

Era equipado com um motor transversal refrigerado a água e suspensão independente MacPherson, o que oferecia potência e esportividade e garantiu o título de carro do ano pela revista Wheels Australia.
Golf MK1
Em 1976 a Europa conhece o que, mais tarde, seriam as três letras mais respeitadas do mundo dos hatchbacks esportivos: GTI
A ideia de adicionar performance em um carro compacto e econômico influenciou outras montadoras a fazerem o mesmo.
O Golf GTI foi um dos primeiros carros a contar com injeção de combustível, o que rendia 108cv em seu motor 1.6 litro.
Em 2004, a Sports Car International considerou o GTI o melhor carro da década de 80.

O Golf MK1 foi produzido de 1974 a 1984 na Europa, e até 1987 no México.
Além de Golf, também teve outros nomes mundo a fora: VW Caribe, Audi 50, CitiGolf, VW Caddy, entre outros.
Teve versões de 2 e 4 portas, além da versão conversível Golf Cabriolet.
Atualmente o MK1 é muito procurado por colecionadores e preparadores, principalmente no Brasil e em Portugal.


GOLF MK2

O Golf MK2 foi lançado em 1984 na Europa e em 1985 nos EUA. Possuía a carroceria mais larga que que seu antecessor e uma grande variação de motores, incluindo um turbo diesel 1.6 litro de 81 cv.
Em 1987 foi apresentado no México, substituindo o MK1.


Em 1989 a Volkswagen lançou o que pode ser considerado o mais bonito Golf MK2, o Rallye Golf.
A versão contava com um bodykit esportivo e os icônicos faróis retangulares, que o deixava com um ar mais agressivo.
O motor era um 1.8 com injeção eletrônica de 158cv e tração 4x4 integral.
O Golf MK2 foi produzido de 1983 a 1992, teve 24 motorizações diferentes, incluindo uma elétrica em 1984.
De todas as versões, a mais surpreendente foi uma espécie de SUV derivada do MK2 produzida na Áustria. Com tração 4x4, "Santo Antônio", estribos laterais e faróis de milha protegidos por grades, o Golf Country era um verdadeiro off road nos anos 80. O motor era o mesmo do GTI, com 137cv.
Rallye Golf


GOLF MK3

Em 1991 a VW lançava na Europa o Golf MK3. No Brasil foi lançado apenas em 1994, na versão GLi 1.8 com injeção monoponto e em 1995 a GLX com interior mais refinado, 4 portas, teto solar opcional e motor 2.0 mi com injeção multiponto.
Alem da já conhecida versão esportiva GTI, a Volks introduziu o icônico motor 2.8 VR6, com 6 cilindros em V com 15°. O Golf VR6 andava com 172cv e atingia a máxima de 222km/h.
Golf GTI MK3
O Golf MK3 teve 3 variações que não vieram oficialmente para o Brasil:
O sedã Jetta, que conheceríamos na próxima  geração como Bora, o Golf Cabriolet e a perua Golf Variant.
A motorização era a mesma do hatchback, com mudanças apenas no interior em algumas versões.
De todas as versões do Golf MK3, a que mais divide opiniões é a Harlequin Edition.
Ele foi criado primeiramente apenas para ser exibidos em eventos da VW, mas devido a sua popularidade, uma pequena quantidade foi produzida.
Há quem diga que é uma das versões mais bonitas do hatch, mas outros afirmam ser uma "aberração".
Independente disso, há diversas réplicas no mundo todo.
Golf Harlequin Edition


GOLF MK4

Lançado na Europa em 1997 e no ano seguinte no Brasil, o Golf MK4 é o mais icônico dos Golf. De início foram fabricadas 3 versões: 1.6, 2.0 e GTI.
Golf MK4
Quando a versão se popularizou no Brasil, ganhou o apelido de "sapão" devido ao seu design arredondado, que para muitos brasileiros, é considerado atual e ainda chama atenção por onde passa.Na sua quarta geração, o Golf GTI recebeu um motor digno de um esportivo. O motor era um 1.8 20 válvulas turbo intercooler de 150cv e 21,4 kgfm de torque.
Posteriormente o Golf GTI receberia mais potência, 180cv e 24 kgfm de torque no mesmo motor 4 cilindros 20 válvulas.
Em 2003 a Volkswagen produziu um versão especial do Golf MK4 GTI, uma série limitada de 99 unidades com o motor VR6 de 200cv e 27 kgfm de torque aliado ao câmbio manual de 6 marchas.
Por se tratar de uma série limitada, no painel do carro existe uma inscrição com o número da unidade, de 01/99 a 99/99.
Mas apesar de possuir um motor mais forte, na prática não era tão superior ao GTI turbo, mas sua exclusividade faz com que seja uma lenda até hoje no Brasil.
Algumas unidades são encontradas a venda na internet com preços que variam entre R$40.000,00 a R$70.000,00.
A versão mais insana do Golf MK4 certamente é a R32. Um Golf com o mesmo motor VR6, mas com o curso dos pistões alterados de 2.8 para 3.2 litros - daí a sigla R32 - alcançando 241cv de potência e incríveis 36,6 kgfm de torque combinado com um câmbio manual de seis marchas ou o câmbio DSG de dupla embreagem.
Alem da potência, a VW adicionou a tração integral Haldex, o mesmo sistema quattro da Audi, que adicionava tração as rodas traseiras apenas quando as dianteiras perdiam tração.
Hoje sabe-se de pouquíssimas unidades do R32 MK4, que ficam muito bem guardadas e aparecem raramente em eventos e encontros automotivos.
Golf R32 MK4
A quarta geração do Golf foi produzida de 1997 a 2006, mas ao invés de recebermos a quinta geração, que já era fabricada desde 2003 na Europa, a VW continuou produzindo o MK4 com um facelift e uma pequena reestilização interna. Essa geração recebeu o apelido de MK4.5 ou Golf 4 1/2.
A motorização era 1.6 TotalFlex de 104cv e 2.0 de 120cv. Durante 2 anos a VW produziu uma versão GTI com motor 1.8 turbo de 180cv.
Essa versão não caiu no gosto do público como a MK4, o que acabou contribuindo para a desvalorização do carro.
O Golf 4 1/2 foi produzido até 2013, quando foi substituído pelo MK7.


GOLF MK5


Em 2003 a VW lançava o Golf MK5, que não veio oficialmente para o Brasil.
A motorização variava de país para país, e era disponível em bloco de quatro, cinco e seis cilindros com câmbio manual, tiptronic e DSG.
Era mais e mais pesado que o antecessor, mas a suspensão melhorada o deixou mais ágil.
Na linha de produção esse foi o Golf mais caro de se fabricar.
Em 2004 a Volks revelou o Golf MK5 GTI no salão de Paris.
Nessa versão o hatch recebeu um motor de quatro cilindros com injeção direta de combustível (FSI) de 2.0 litros de 200cv que tinha a velocidade máxima de 233 km/h com 0 a 100 em 7,1 segundos.
Foi eleito carro do ano pela Automobile Magazine em 2006.

Como sabemos, a Volkswagen nunca trouxe o Golf MK5 para o Brasil, mas em 2008 trouxe o seu sedã e a versão perua, Variant. O Jetta veio com o motor 2.5 litros de cinco cilindros de 150cv -logo acertado para 170cv - e câmbio tiptronic.
Foi fabricado até 2011, quando foi substituído pela geração seguinte.
Apesar de hoje estarmos na oitava geração do Jetta, o MK5 é considerado por muitos como o mais bonito.

O Golf MK5 também teve sua versão R32, com o mesmo bloco VR6 de 3.2 litros mas dessa vez com 250cv. O sistema de tração integral Haldex foi mantido. Mesmo sendo quase 40kg mais pesado que o anterior, o R32 MK5 ficou mais rápido no 0 a 100 km/h: 6,5 segundos com câmbio manual e 6,2 com o DSG.
Em 2007 a Volkswagen apresentou o que pode ser o mais espetacular Golf MK5 já lançado: o Golf W12 650. Ele recebeu esse nome por possuir um motor 6.0 em W de 12 cilindros com duas turbinas que rendia 650cv e que era posicionado logo a frente do eixo traseiro.
O motor pode ser chamado de WR12, por que trata-se de 2 blocos VR6 unidos no virabrequim.
O câmbio era um Tiptronic de 6 marchas - o único que resistia os 76,5 kgfm de torque.
Os números desse Golf são impressionantes: 0 a 100km/h em 3,7 segundos e máxima de 325km/h.
Os freios dianteiros eram do Audi RS4 Avant e os traseiros da Lamborghini Gallardo.
Mas esse projeto insano da VW nunca passou disso, o Golf W12 650 não chegou a ser produzido, tratando-se apenas de um conceito.
Golf W12 650


GOLF MK6

A sexta geração do Golf foi apresentada no Salão de Paris em 2008, com um design mais esportivo e com traços mais simples, perdendo um pouco o visual arredondado de seu antecessor.
Com a queda na economia no fim dos anos 2000, a Volks resolveu aperfeiçoar a geração anterior ao invés de criar um carro totalmente novo, investindo no processo de produção.
Foi o primeiro a adotar o motor 1.4 TSI com duas versões. A primeira com 122cv graças a injeção direta de combustível aliada a uma turbina, que conseguia extrair 20,4 kgfm de torque a 1.250 rpm.
A segunda versão aliava um compressor e uma turbina, que rendia 160cv. O compressor, acionado por um correia, agia em baixa rotação, liberando os 24,5 kgfm de torque a 1500 rpm. A turbina entra em ação conforme o giro sobe, facilmente atingindo a velocidade máxima de 220 km/h.
Na versão GTI, o motor era um 2.0 TSI com reprogramação da ECU e ajustes no coletor de ar, que fornecia 211cv e acelerava de 0 a 100km/h em 7,2 segundos com velocidade máxima de 239 km/h. Alem do propulsor potente, o Golf GTI MK6 estreou a tecnologia ACC, que garantia estabilidade mesmo nas condições intensas.
Golf R MK6
Mais uma grande mudança veio na versão R, substituta da versão R32, que ganhava esse nome por conta do motor de 3.2 litros. O Golf R usava um motor 2.0 TSI com bloco reforçado, conjunto de pistões forjado, modificações no comando de válvulas, bicos injetores de maior vazão e um novo sistema de intercooler que somados, geravam 270 cv e 35,7 kgfm de torque. O cambio podia ser manual ou o DSG com seis marchas. Também foram revisados o sistema de tração Haldex e suspensão, fazendo o carro chegar aos 100 km/h em míseros 5,7 segundos e com velocidade máxima de 250km/h - limitada eletronicamente.


GOLF MK7

Lançado em 2013, o Golf MK7 estreou a plataforma modular MQB da Volks, que permite uma maior rigidez e redução de peso, e assim, redução no consumo.
Mesmo sendo visualmente parecido com o anterior, as mudanças foram extremas.
Estava mais longo, mais largo e mais baixo, com o entre-eixos maior e 100kg mais leve.
O motor é o ja conhecido 1.4 TSI, mas agora com 140cv, e o 2.0 TSI de 220cv do Golf GTI - vendido no Brasil apenas com cambio DSG.
Em 2016, a VW lançou o Golf 1.0 tricilindrico. O anuncio gerou certa polêmica no Brasil, que esta se acostumando aos poucos com o conceito de downsizing, mas os números surpreenderam, 125cv e 20,4 kgfm.
Foram feitos ajustes nas válvulas, velas e junta do cabeçote e melhorias na carcaça da turbina com integração de intercooler.
A sétima geração tambem recebeu um Golf R, que (até agora) é o mais poderoso de todos os R ja feitos.Usando o mesmo motor do GTI, o 2.0 TSI, mas com extremas mudanças no cabeçote, válvulas, pistões e turbina que o levaram a 300cv e 38 kgfm de torque! Em conjunto de um cambio manual ou DSG de seis velocidades, o Golf R MK7 atinge os 100km/h em 4,9 segundos. A velocidade máxima de 250km/h ainda era limitada eletronicamente.
Mas as novidades não pararam por ai, o sistema de tração integral Haldex foi reformulado e agora possui um sistema que desacopla o eixo traseiro quando em baixa velocidade, e reacopla rapidamente e pode receber quase todo o torque disponível, caso o diferencial eletrônico precise. Esse sistema adiciona desempenho e reduzem o consumo de combustível.
O Golf R agora conta com o modo R, que ajusta a suspensão e otimiza as trocas de marchas do cambio DSG para melhorar ainda mais a performance na pista.
Golf R MK7


GOLF MK8

A Volkswagen afirmou em janeiro de 2018 que em 75 semanas o Golf de oitava geração será produzido. O novo Golf ira contar com novas tecnologias, inclusive modos de direção semiautônoma. Entretanto, o modelo irá ser fabricado somente em Wolfsburg na Alemanha.
A expectativa é que o Golf MK8 seja mostrado no Salão de Paris de 2018.
Concept Vision GTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário